20/02/2012

Um primeiro encontro

Bom estendemos um pouco a nossa conversa de sala de aula, agora para um novo espaço. Nesse espaço um pouco mais livre em relação a questão do tempo iremos tratar de diversos assuntos relacionados a vida em sociedade, cultura e principalmente História. Seja pela curiosidade ou por uma vontade a mais que surja em algum assunto comentado em sala de aula, espero sempre renovar a cada novo acesso ao blog o compromisso como professor de melhor servi-lo em suas necessidades como aluno(a). Em primeiro lugar vamos conversar a respeito desta nossa nova "casa": a internet.
Bem, como qualquer outra ferramenta desenvolvida pela humanidade guarda em si um potencial vasto. Mas faça sempre a reflexão a respeito de seu uso. No limite das coisas que discutiremos o maior potencial de aprendizado e porque não, de diversão está na visão desse seu professor não na ferramenta em si, mas no homem ou mulher que a maneja para o benefício de muitos.
Bom mas para uma conversa rápida, cá estou eu falando pelos cotovelos como sempre...

=)  (ah! sim usaremos "internetês" quando necessário para não fugirmos as regras de etiqueta desta nova casa, para quem não conhece esse foi um "smile face", "cara risonha, feliz")

A todo momento tente extrair o máximo do que aqui encontrar, continue no dia a dia questionando, se perguntando a respeito das coisas e fundamentalmente não perca e nem coloque de lado a sua imaginação, por mais explícito, colorido ou dinâmico seja o video ou a imagem aqui presente, sempre existirá um algo a mais para saber se você assim o fizer. Por exemplo, sabe os desenhos na imagem acima ? Engraçados não é mesmo? Quem os fez foi Albert Einstein, quando tinha 15 para 16 anos...
Isso ele mesmo ! Aquele senhor de cabelos brancos bagunçados que com ciência mudou a cara de nossa sociedade e meio que acabou virando a imagem que temos como referência de "cientista". Sem ele com toda certeza, muito das tecnologias que temos em nosso cotidiano, talvez nem existissem ou demorassem muito mais tempo para surgir. Por último reforço essa condição de que o blog esta criado para que lembremos sempre o quão importante é continuar a sonhar. Este seu amigo professor, sonha com uma sociedade mais justa, igual nos direitos e deveres, livre de preconceitos e buscando o bem comum. Se é esse o seu desejo também seja sempre bem vindo.

Prof.º Daniel Sousa

P.S.: Quem quiser visitar ainda um outro espaço em que a tecnologia serve a Arte, pode acessar o site:

http://www.fondation-langlois.org/html/e/

A Fundação Daniel Langlois de onde se origina a imagem de nosso primeiro post(publicação). 

Você pode ainda acessar uma ferramenta em flash que temos na barra lateral de nosso blog. O nosso Planetário Virtual.Com ele podemos verificar a posição das estrelas e constelações, seja dia ou seja noite ou o horário em que você estiver acessando. Importante dizer que, só funcionará caso o seu computador tenha instalado o programa "flashplayer" e/ou "shockwave" que farão com que a máquina entenda o programa e você possa usa-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário