Cinema & T.V.




Bem vindo ao novo espaço de conversa em nosso Blog. Aqui iremos discutir e apresentar alguns trabalhos em que História se mistura com Cinema e T.V., ou serve de fonte para a realização das obras. Espero que vocês continuem acessando e dando opiniões sobre conteúdo, pois a construção de todo este espaço virtual é coletiva ! 


-----------------------------------------------------------------------------------





Bom pessoal, como o nosso assunto até agora tem sido História da Civilização romana, a primeira postagem nesta nova seção do blog vai ser igualmente relacionada a isso.Para exemplo, eu trago um desenho que fez parte da minha infância: "Os Muzzarelas"(The Romans Holidays no original em inglês) um desenho animado produzido pelo estudio Hana-Barbera no ano de 1972.

Era uma série animada de meia-hora de duração, ambientada na Roma Antiga (por volta de 63 d.C.) que retratava a vida moderna dos dias de hoje(ou seja, não era respeitado uma fidelidade dos fatos e se misturavam os acontecimentos atuais e do passado). Os carros eram enormes bigas puxadas por cavalos, o jornal diário era um papiro enroladinho e o relógio de pulso era uma pequena ampulheta de areia. Tudo isso e muito mais na visão de Zecas Muzzarella e sua família.

Zeca




Zecas era um pai de família classe média que tinha todos os tipos de problemas possíveis: familiares, domésticos, profissionais e inquilinais. Sim, o seu maior problema era o seu senhorio, o Sr. Chatus, que morava no mesmo edifício Vênus de Milo e sempre o ameaçava de despejo por mais idiota que fosse o motivo; um deles era que sua única e mimada filha Esnóbia era alérgica a leões e Roma Antiga que se preza não podia faltar leões.




Brutus

E Zecas tinha um, o Brutus, um leão enorme e engraçado, que não passava de um grande covarde, isso sim. Brutus era como um cãozinho doméstico da casa e aprontava horrores. Quando ficava deitado ao lado do divã de Zecas, e este anunciava sua chegada, lá ia Brutus correndo e pulando em seu dono, que recebia uma patada no peito e inúmeras lambidas de boas vindas.




Laura

Laura, a esposa de Zecas, era a típica mulher romana dona de casa.Cuidava dos afazeres domésticos, dos filhos, das visitas inesperadas do senhorio e das loucuras do marido.



Jocas            Ruvias

Jocas, o filho mais velho, era um garotão hippie romano, que só falava gírias (da época). Usava túnicas modernas, cabelos compridos (estilo Beatles) e namorava a gatinha mais paquerada da escola, Ruvias. Alienado em muitas coisas, mas interessado no assunto que mais lhe dizia respeito: a música; chegou até a curtir uma de astro de rock em um dos episódios, por ser sósia de um grande ídolo cansado do sucesso. E bem no estilo "O Príncipe e o Mendigo", eles trocaram de papeis. Aí, já dá para imaginar a confusão.



Precócia

Precócia, como o próprio nome já diz, era precoce e inteligentíssima. Sempre bem humorada, achava solução para tudo que parecia impossível. E não podemos esquecer o Sr. Gambázius, patrão de Zecas, que era considerado o rei do mármore, dono da Construtora Fórum.

  
Sr. Gambázius                                        Sr.Chatus



Dubladores dos Muzzarelas

Zecas: Antonio Patiño
Laura: Selma Lopes
Jocas: André Filho
Brutus o leão: Mário Monjardim
Sr. Chatus: Magalhães Graça
Sr. Gambázius: Guálter França
Precócia: Carmen Sheila
Ruvias: Nair Amorim


Infelizmente foram produzidos apenas 13 episódios, pois na época, Flintstones e Os Jetsons dominavam o gênero. Vocês podem conferir aqui um dos episódios:
Parte 1


Parte 2



Parte 3



Em História essa confusão de tempos e períodos históricos tem um nome:"Anacronismo". Ou seja basicamente é utilizar, as ideias de um tempo em outro. Tanto a T.V., quanto o cinema as vezes fazem uso desse recurso para serem atraentes ao público ou dentro da liberdade imaginativa do autor. E você aluno(a) ? Se fosse usar a História Romana como pano de fundo de algum conto como faria ?
Bom por enquanto é isso, nos veremos novamente por aqui !


-----------------------------------------------------------------------------------






FILMES SOBRE ROMA


Olá ! Estamos encerrando o tema "Civilização Romana" em todas as páginas de nosso blog. Aqui no espaço de Cinema e T.V., vamos finalizar Roma com algumas dicas de filmes interessantes para que você aluno aplique os conhecimentos aprendidos e viaje através da "grande tela" a este passado, agora com muito mais prazer, pois você esta totalmente familiarizado com o que foi o Império Romano. Vamos lá então !
São muitos os filmes e séries de T.V. que tratam de Roma, mas alguns deles são de uma faixa etária que não a de vocês, portanto as dicas aqui presentes são de filmes que vocês podem assistir ou que podem assistir em companhia dos pais e responsáveis.
Vamos começar pelos clássicos !


Ben-Hur (1959)

Ben-Hur vivia no início do século primeiro como um príncipe e mercante de Jerusalém. Quando o seu velho amigo Messala é escolhido pelo governador para ser o oficial comandante de uma das legiões romanas, Judah ficou feliz. Mas com o passar do tempo, as visões dos dois amigos divergem e eles acabam por se separar. Ben-Hur então come o pão que o diabo amassou, sofrendo o máximo que um ser humano pode aguentar. Após uma bem sucedida corrida de bigas, ele começa a se vingar dos que destruíram a vida de sua família. Teores religiosos, inclusive com discretas aparições de Jesus, complementam o tempero desta obra-prima vencedora de 11 Oscar, incluindo Filme e Direção.

 Spartacus (1960)





Spartacus (Kirk Douglas), um homem que nasceu escravo, labuta para o Império Romano enquanto sonha com o fim da escravidão. Ele, por sua vez, não tem muito com o que sonhar, pois foi condenado morte por morder um guarda em uma mina na Líbia. Mas seu destino foi mudado por um lanista (negociante e treinador de gladiadores), que o comprou para ser treinado nas artes de combate e se tornar um gladiador. Até que um dia, dois poderosos patrícios chegam de Roma, um com a esposa e o outro com a noiva. As mulheres pedem para serem entretidas com dois combates até morte e Spartacus escolhido para enfrentar um gladiador negro, que vence a luta mas se recusa a matar seu opositor, atirando seu tridente contra a tribuna onde estavam os romanos. Este nobre gesto custa a vida do gladiador negro e enfurece Spartacus de tal maneira que ele acaba liderando uma revolta de escravos, que atinge metade da Itália. Inicialmente as legiões romanas subestimaram seus adversários e foram todas massacradas, por homens que não queriam nada de Roma, além de sua própria liberdade. Até que, quando o Senado Romano toma consciência da gravidade da situação, decide reagir com todo o seu poderio militar.





Cleopatra (1963)


Em campanha no Egito, Júlio César (Rex Harrison) conhece Cleópatra (Elizabeth Taylor), com quem tem um filho. Com sua ascensão como soberano absoluto a rainha se une a ele, mas o assassinato de Júlio César cria uma mudança nos planos, fazendo com que ela se torne amante de Marco Antonio (Richard Burton), como forma de garantir sua razoável autonomia como governante. Mas a luta entra Otávio (Roddy MacDowall) e Marco Antonio pelo poder põe em risco sua posição e sua vida.


 O manto sagrado (1953)

Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.


Julio Cesar (1970)


Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antonio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados.




Julio Cesar (1953)

Talvez a mais feliz das adaptações de Shakespeare(estudaremos a respeito dele ainda este ano) ao Cinema. Em Roma, (exatamente nos idos de março de 44 A.C., como tinha sido previsto) César (Louis Calhern) é assassinado, pois os senadores alegam que sua ambição o transformaria em um tirano. Mas Marco Antonio (Marlon Brando) consegue, em um inflamado discurso, reverter a situação e os conspiradores são obrigados a fugir. A partir de então dois exércitos são formados, um comandado por Marco Antonio e Otávio (Douglass Watson) e o outro por Cássio (John Gielgud) e Brutus (James Mason), sendo que este segundo exército é numericamente inferior, mas os conspiradores preferem cometer suicídio a serem capturados. 


 
A queda do Império Romano (1964)

No auge da expansão do império romano, o general Lívio (Stephen Boyd) comanda a nova política do imperador Marco Aurélio (Alec Guinness), que quer a pacificação das fronteiras e a adoção para os povos conquistados de uma certa autonomia. Mas Marco Aurélio acaba envenenado por Commudus (Christopher Plummer), filho ilegítimo que assume o trono e mergulha Roma no caos político e administrativo, o que dá origem à queda do Império Romano.



Quo vadis (1951)

Após três anos em campanha, o general Marcus Vinicius retorna à Roma e encontra Lygia, por quem se apaixona. Ela é uma cristã e não quer nenhum envolvimento com um guerreiro. Mas, apesar de ter sido criada como romana, Lygia é a filha adotiva de um general aposentado e, teoricamente, uma refém de Roma. Marcus procura o imperador Nero, para que ela lhe seja dada pelos serviços que ele fez. Lygia se ressente, mas de alguma forma se apaixona por Marcus. Enquanto isso, as atrocidades de Nero são cada vez mais ultrajantes e, quando ele queima Roma e culpa os cristãos, Marcus salva Lygia e a família dela. Nero captura todos os cristãos e os atira aos leões mas, no final, Marcus, Lygia e o cristianismo prevalecerão.
Na filmagem da obra de Sienkiewicz, foram utilizados cerca de 32 mil figurinos e milhares de figurantes, dentre eles os então desconhecidos Bud Spencer, Sophia Loren (então com 17 anos) e Elizabeth Taylor (ok, momento "cabelos brancos" do professor, vocês alunos e alunas não conhecem nenhum dos três nomes com certeza, mas eles fizeram parte da minha infância em muitos outros filmes).




Bom, agora que já foram alguns filmes clássicos, vamos citar também algumas obras mais recentes, começando por um bastante conhecido de todos...


 Gladiador (2000)

Nos dias finais do reinado de Marco Aurélio (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquim Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus e sua família. Sobrevivendo ao ataque, Maximus é vendido como escravo e acaba tornando-se um famoso gladiador. A cada vitória seu caminho para lutar no Coliseu e reencontrar Commodus para vingar-se torna-se mais próximo.



Rei Arthur (2004)

Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formada por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.




A última legião (2007)

 
Roma, 476 D.C. No dia da cerimônia de coroação do novo imperador Romulus Augustus (Thomas Sangster), de apenas 12 anos, o general bárbaro Odoacer (Peter Mullan) chega a Roma para fazer um acordo com Orestes (Iain Glen), pai de Romulus. Odoacer exige uma recompensa por seu apoio ao império por várias décadas, mas Orestes recusa o acordo. Preocupado com a segurança do filho e com a previsão do xamã Ambrosinus (Ben Kingsley), Orestes coloca Aurelius (Colin Firth), da Quarta Legião, como guarda pessoal do garoto. Naquela mesma noite Odoacer e sua tropa invadem Roma, matando Orestes e capturando Romulus e Ambrosinus, que são levados para a ilha-fortaleza de Capri. No local Romulus encontra a espada de César, que passa a usar. Paralelamente Aurelius reúne um pequeno exército e parte para resgatar Romulus.



Ágora (2009)



O épico Ágora, de 2009, mostra ao público a pouco conhecida astrônoma e matemática Hypatia, que viveu no século IV d.C. no Egito. À medida que o Império Romano definhava, Hypatia lutou para preservar o conhecimento científico acumulado em Alexandria, cuja população cristã aumentava, ameaçando a cultura greco-romana produzida até aquela época.



 Centurião (2010)



Centurião se passa no ano 117 A.C., durante a invasão romana da região que hoje é a Escócia. Após sobreviverem a uma emboscada dos bárbaros pictos, seis soldados da Nona Legião sob o comando de Quintus Dias (Michael Fassbender) tentam escapar das garras de uma guerreira selvagem que teve a língua cortada e a família morta pelos romanos.



A águia da legião perdida (2011)


O Império Romano expande suas fronteiras.
A Nona Legião carrega o símbolo máximo de Roma, a Águia, sob o comando de Flavius Aquila, que lidera 5.000 soldados de elite no ano de 120 d.C. em direção aos norte da Bretanha, mas nunca mais voltaram. Vinte anos depois, seu filho Marcus – Channing Tatum, de Querido John, Veia de Lutador -  tornou-se um exímio soldado e comandante destemido e dedicado a seus homens, mas vivendo sob a desonra da perda da Águia e da Nona Legião pelo comando de seu pai.
Decidido a resgatar o bom nome de sua família, parte para além da muralha que protege o império na fronteira norte. A seu lado, apenas seu mais novo escravo Esca – Jamie Bell, de Um Ato de Liberdade, Jumper -  a quem salvou a vida numa batalha injusta na arena do povoado onde vive seu tio Aquila – Donald Sutherland, de Uma Amor de Tesouro, Cortina de Fogo.
Numa terra hostil, guiado apenas pelo seu companheiro de viagem e cuja origem é justamente de uma tribo inimiga dos romanos, terá que confiar em sua honra, força e capacidade como soldado para sobreviver aos desafios da terra desconhecida, tendo ao seu lado a ajuda de quem não possui qualquer motivo para lhe ser leal.
Uma história de determinação, coragem e sacrifício, vivida em uma época que os grandes homens tornavam-se lenda pelo seu caráter e fidelidade a sua família e a seu povo.


Bom, espero que tenham gostado das dicas de filme com o tema "civilização romana". Se lembrar de algum comente em aula !
Post Scriptum: (PS): Ah sim ! você deve estar sentindo falta entre as dicas do "Astérix e Obélix". O motivo disto, é que teremos uma postagem futura especial só deles. Até lá !

Nenhum comentário:

Postar um comentário