Literatura & HQ






"A literatura é uma defesa contra as ofensas da vida.
(Cesare Pavese)




Olá ! Inauguramos neste momento que antecede as férias mais um espaço em nosso meio virtual. A partir de agora traremos também contéudo literário sobre os nossos assuntos tratados em sala de aula e outros temas que surgirem. Alias um fato interessante é que no início a História era tratada como um ramo da literatura, depois com o passar dos anos ganha o rigor científico e o status de ciência que mantém até os dias de hoje. Ler é vivenciar uma experiência intima, pessoal e gostosa que se torna ainda melhor quando é compartilhada. Por isso encontraremos aqui algum material que estará compartilhado com o sentido de estimular vocês a encontrar novas possibilidades, vidas, cultura, arte e muito mais, seja folheando as páginas das edições, seja no clique da barra de rolagem de seu arquivo em pdf ou .doc.
Para iniciarmos lembram de que no dia do índio, fizemos um breve estudo sobre uma tribo brasileira, os Kadiwéus ? Pois bem, que tal conhecer um pouco mais da língua e cultura deste povo ? Topa ? Então vamos lá !
Clicando no link abaixo você poderá realizar o download do dicionário Português/Kadiwéu:


(clique para baixar o arquivo)





-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Trabalho 3º Bimestre - "Projeto Língua Solta"

Olá a todos !
Vai ficar aqui a disposição de vocês a listagem de Livros que compõem o nosso primeiro trabalho do 3º Bimestre em História. É como vocês bem podem ver um trabalho a ser realizado durante o período de férias, mas nem por isso é algo chato ou uma simples obrigação... livros são mágicos !


Lembrando que vocês devem realizar uma resenha...
O que é resenha ? Você deve estar perguntando...
Resenha é uma avaliação crítica de uma obra, observando seus elementos e fazendo referência a ela.
Resenha é uma espécie de resumo, só que com o elemento da crítica de quem leu o trabalho (livro no caso). Vocês vão então escolher um dos títulos, ler e ter a seguinte organização do trabalho:

1 - Nome do Livro/Autor
2 - Personagens Principais
3 - Em que lugar ocorre ?
4 - Crítica do Livro

Alguns títulos eu vou conseguir colocar aqui no Blog (são de domínio público), mas são todos títulos que são facilmente encontrados em bibliotecas públicas, livrarias de livros usados (os famosos Sebos) e na biblioteca de nossa escola. Outra coisa a ser observada é que algumas edições podem apresentar diferenças em razão da editora que publicou e da edição.
Boa Aventura !

Obras:

Contexto Cientifico/Ficção

  • Julio Verne - 20000 léguas submarinas
  • Julio Verne - Viagem ao centro da Terra
  • Antoine Saint'Exupéry - O pequeno príncipe
Links para download:
Link:   20.000 léguas submarinas
Link: Viagem ao centro da Terra
Link: O pequeno príncipe                                 

Contexto Medieval

  • Thomas Malory - O rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda
  • Walter Scott - Ivanhoé
  • Miguel de S. Cervantes - Dom Quixote - Volume 1
  • Willian Shakespeare - Romeu e Julieta
Contexto Navegadores/Expansionismo Marítimo Comercial

  • Daniel Defoe - Robinson Crusoé
  • Herman Melville - Moby Dick
  • Jonathan Swift - As viagens de Gulliver
  • Robert L. Stevenson - A ilha do tesouro
Links para download:
Link: Moby Dick

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------





" - Ah o professor postou os livros !"
" - Mas e isso de HQ ?!"



Foi mais ou menos isto que eu fiquei imaginando que vocês alunos pensariam ao tomar contato com nossa nova página aqui no Blog.

=)

Explico ! o "HQ" do título da página significa: História em Quadrinhos...
E por que teremos HQ's em nosso blog ? Simples porque as Histórias em quadrinhos são uma das formas de expressão da humanidade mais interessantes. Aliás as Hq's tem um status muito importante como arte. Histórias em quadrinhos são a 9ª. arte...


O homem, em sua infinita insatisfação e busca por expressão, inventou o cinema. E o cinema maravilhou apreciadores e encantou criadores. E Ricciotto Canudo o considerou a mais completa das artes, pois englobava todas as outras artes. E em 1923 publicou o "Manifesto das Sete artes" organizando-as da seguinte forma:
1ª Arte – Música (som);
2ª Arte – Dança/Coreografia (movimento);
3ª Arte – Pintura (cor);
4ª Arte – Escultura (volume);
5ª Arte – Teatro (representação);
6ª Arte – Literatura (palavra);
7ª Arte – Cinema (integra os elementos das artes anteriores).
A partir daí as artes passaram a ter classificação e a serem vistas tanto por apreciadores quanto por criadores com olhos cartesianos. E quando Canudo chegou à clareira no final da estrada, outros homens continuaram seu trabalho de sistematização das artes:
8ª Arte – Fotografia (imagem);
9ª Arte – Quadrinhos (cor, palavra, imagem);
10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo (no mínimo integra as 1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 9ª arte);
11ª Arte – Arte digital (integra artes gráficas computorizadas 2D, 3D e programação).

Vamos fazer então uma primeira experiência...
Segue abaixo para download a versão em quadrinhos do clássico da literatura universal, "Dom Quixote". Esta versão conta com o talento de um dos mestres dos quadrinhos: Will Eisner

Link para download: O último cavaleiro andante

Mais uma coisa... para facilitar a leitura de ".pdf" e as Hq's no computador, vou deixar na barra lateral um link para baixar um programa especifico para abrir e ler os dois arquivos. O nome do programa é Cdisplay. Bastará clicar e escolher depois para abrir o arquivo onde ele estiver salvo em seu computador e boa diversão. Lembrando ainda que se você gostou da história pode procura-la em livrarias, gibitecas, bibliotecas, valorizando o trabalho de grandes artistas do gênero, inclusive muitos brasileiros.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



CDisplay EX


O CDisplay é um pequeno aplicativo capaz de ler imagens em seqüência no seu computador, alinhando-as de acordo com seu tamanho inicial em uma única página, da mesma forma que é feito nas histórias em quadrinhos que costumeiramente lemos. Arquivos do tipo pdf, rar, cbj , cbz e fotos que estiverem aqui no blog vão abrir no CDisplay EX.


Como utilizar


A utilização do programa é um de seus aspectos mais simples, já que basta carregar as fotos para que ele passe a funcionar. Para isso, clique na janela inicial com o botão direito do mouse e, logo em seguida, selecione a opção “Load Files”, escolhendo os arquivos com os quais o programa irá trabalhar. ou aperte L
Você pode selecionar todas as figuras que deseja visualizar ou tentar escolher apenas a primeira delas, desde que estejam em ordem alfabética seqüencial, tornando a leitura ordenada. O aplicativo tomará conta de todo o restante. Para pular as páginas ou rolar sobre elas, basta utilizar as setas do teclado, a barra de espaço e as teclas Page Up e Page Down.

clica com o botão direito sobre a tela do programa aberto para saber mais. e boa leitura.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Asterix & Obelix




Olá continuando nossas conversas aqui no blog, hoje traremos a continuação da matéria da seção de jogos com os personagens Asterix e Obelix e relembrar em parte os assuntos tratados lá no inicio do feudalismo com os povos bárbaros.
Asterix, no Brasil, ou Astérix, em Portugal (em francêsAstérix), é uma série de histórias em quadrinhos criada na França porAlbert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959.
As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro álbum Asterix o Gaulês, foi editado em 1961. A partir do qual, começaram a ser lançados anualmente. 
As histórias de Asterix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português europeu/brasileiro e o mirandês, sendo muito populares na EuropaCanadáAustráliaNova ZelândiaAmérica do SulÁfrica e Ásia. Porém não são ainda tão conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.
Até os dias de hoje foram lançados 34 álbuns, que venderam 350 milhões exemplares em todo o mundo, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.




Este é o prólogo de todas as edições dos livros de Asterix, o gaulês: "Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos ... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum ..."
Asterix reside com seus amigos em uma pequena aldeia gaulesa situada em uma península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça.

  • Asterix, o herói gaulês e o melhor amigo de Obelix. O seu nome provém da palavra francesa asterisque (asterisco).

  • Obelix, o distribuidor de menires e o melhor amigo de Asterix. Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção quando era um bebê. Adora o cachorrinho Idéiafix, o qual o acompanha em suas aventuras com Asterix. Só pensa em duas coisas: comer javalis e bater nos romanos. Seu nome provém do francêsobelisque (obelisco), relativo ao seu trabalho com menires.

  • Panoramix, o velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix – é o único a saber preparar a poção mágica. O seu nome provém do francês panoramique(panorâmico).

  • Matasetix ou Abracourcix (no original, Abraracurcix), é o chefe da aldeia. O seu nome provém do original francês à bras raccourcis (braço partido), em português evoca "abra um curso".

  • Cacofonix ou Chatotorix, (no original, Assurancetourix), o bardo. Um péssimo cantor, mas um bom companheiro. O seu nome provém do francês assurance tous risques(seguro contra todos os riscos).

  • Idéiafix (no original, Idéfix), o cão–mascote da aldeia. O seu nome provém do francês ideé fixe (idéia fixa).

  • Prolix, o profeta charlatão. O seu nome provém de prolixo.

  • Decanonix ou Veteranix (no original, Agecanonix), o habitante mais idoso da aldeia (conta 93 anos), também conhecido como Geriatrix em algumas versões. O seu nome provém do francês age canonique (idade canônica).

  • Éautomatix ou Automatix (no original, Cétautomatix), ferreiro que sempre critica a qualidade dos peixes vendidos por Ordenalfabetix. O seu nome provém do francês c'est automatique (é automático).

  • Ordemalfabetix ou Ordenalfabetix (no original, Ordralfabetix), o peixeiro que sempre está brigando com Automatix por causa de suas críticas. O seu nome provém do francêsordre alfabetix (ordem alfabética).

  • Júlio César, o majestoso e inteligente imperador romano, inimigo dos gauleses.

  • Boapinta ou Naftalina (no original, Bonemine), é a mulher de Abracurcix, sempre arrependida de ter casado com este. Seu nome, no original (Bonemine), vem do francês bonne mine, significando "estar em forma", "estar bem", "disposta".

Asterix e Obelix encontram muitas alusões ao século XX em suas jornadas. Os godos são militaristas, lembrando os alemães dos séculos XIX e XX; os bretões são fleumáticos, educados, falam ao contrário (numa tradução direta do inglês, como "Eu peço seu o perdão?"), tomam cerveja quente e água quente com leite (até Asterix ter-lhes levado o chá) e conduzem do lado esquerdo da estrada; a Hispânia é um local cheio de pessoas de sangue quente e turistas; e os lusitanos são baixinhos e educados (Uderzo disse que todo os portugueses que ele conhecera eram assim). Há também humor com franceses: os normandos comem tudo com creme, e os corsos são preguiçosos e têm queijos nauseabundos.
Existem muitas caricaturas, como o burocrata de Obelix e Companhia baseado em Jacques Chirac. Alguns personagens que servem de alusão ao local visitado: Cleópatra é inspirada em Elizabeth Taylor, ao visitar a Bretanha encontram-se quatro bardos famosos lembrando os Beatles, encontram na Bélgica Dupond e Dupont de Tintin, e na Hispânia Dom Quixote e Sancho Pança. Nos livros mais recentes aumentam as paródias, com o espião Zerozerosix, baseado em Sean Connery, o escravo Spartakis, baseado em Kirk Douglas(consulte a seção de cinema para saber mais a respeito), e um alienígena inspirado em Mickey Mouse.
Certas piadas provêm de fatos históricos:
  • Após atravessar o canal da Mancha, Obelix sugere um túnel sob o mesmo canal, e um bretão responde que já planejam construir um;
  • Obelix quebra o nariz da Esfinge;
  • Asterix diz a Cleópatra para apelar aos gauleses para, por exemplo, eles construírem um canal entre os mares Mediterrâneo e Vermelho;
  • Os gregos impedem substâncias que dão força extra nas Olimpíadas;
  • Asterix introduz o chá na Inglaterra (trazido por Panoramix da Hispânia);
  • Os menires de Obelix viram as rochas de Carnac;
  • Muitas vezes a aparição de Brutus alude à sua participação na morte de César.
  • Em "Asterix entre os godos" os godos planejam sadicamente matar o druida; entre uma das idéias ocorre a de fervê-lo em uma panela fechada, que Asterix estranhamente não vê como uma má idéia, visto que foi um francês que inventou a panela de pressão (Marmita de Papin)
  • Ordenalfabetix insiste em vender peixes "frescos" de Lutécia (Paris) em uma tribo que vive a metros do mar.
  • A única coisa que os gauleses temem é que o céu caia nas suas cabeças;  esta é uma referência a um evento histórico: quando Alexandre, o Grande, recebeu os celtas que viviam no Adriático, e perguntou a eles o que eles mais temiam, achando que eles diriam que era Alexandre, eles responderam que não temiam ninguém, apenas que o céu caísse sobre eles.



Para mais informações vocês podem acessar o site oficial de Asterix & Obelix, traduzido para o português que conta também com jogos interativos e uma enciclopédia detalhada a respeito de cada personagem.


Acesse o link:   Asterix & Obelix



Aqui no blog na seção de Literatura e HQ, você também encontrará alguns dos titulos em quadrinhos lançados da dupla. Utilize o CDisplay para a leitura dos arquivos e se gostar procure adquirir o exemplar original que é publicado no Brasil em alguma livraria.

Links:



























-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



O pequeno príncipe




Como já tratamos anteriormente, a linguagem dos quadrinhos consegue interpretar de formas diferentes ideias já conhecidas. Para experimentar um pouco mais isto, tomaremos como exemplo a versão em quadrinhos de um dos clássicos da literatura mundial: "O pequeno príncipe" de Antoine Saint Exupéry.
Clique logo abaixo para realizar o download e utilize o CDisplay para a leitura.

Link.:  O pequeno príncipe


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Clássicos Ilustrados: Moby Dick



Seguindo em nossas postagens segue o link para download de mais um clássico da literatura mundial interpretado pela linguagem dos quadrinhos. De Herman Melville, "Moby Dick".

Link.:  Moby Dick


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dom João Carioca




Versão em quadrinhos da chegada da família real portuguesa ao Brasil.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Link:  mônica


______________________________________________________



A pedidos da Yasmin Silva do 7º Ano C

____________________________________________________


O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1938 e já chegou a sua 75ª edição.
A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista. 



______________________________________________


O Menino do Dedo Verde é um livro infanto-juvenil escrito por Maurice Druon em 1957, sendo este o único livro fictício e de linguagem infantil que o autor escreveu. Conta a história de Tistu, um menino muito feliz que nasceu e foi criado com todo o luxo, que, seus belos pais – donos da maior fábrica de canhões do mundo – podiam dar e o dinheiro podia comprar. Morava numa mansão – a “Casa-que-Brilha” – e tinha criados que o adoravam. Ao completar oito anos, seus pais decidem que já é hora do filho conhecer as coisas da vida e se preparar para, no futuro, assumir e dar continuidade aos negócios da família. No entanto, logo no terceiro dia de aula o menino é expulso do colégio por dormir durante as aulas. Com isso, os pais de Tistu decidem que a educação do menino se fará dentro de casa, sem livros, através de suas próprias experiências e observações. No dia de sua primeira aula com o jardineiro Bigode, Tistu descobre um dom excepcional: ele tem o dedo verde – o que significa que basta um toque de seu polegar para que surjam plantas e flores onde quer que ele encoste. Com as aulas do Senhor Trovões, ele entra em contato com a violência urbana cotidiana e conhece a infelicidade e a tristeza. Inconformado, Tistu decide mudar o mundo apenas com o toque de seu dedo verde, começando pela cidade onde mora, Mirapólvora.


______________________________________________


Eu, Robô é uma coletânea de contos sobre robôs de 1950, que já haviam sido publicados em revistas por Isaac Asimov. O autor amarra os contos uns aos outros, como uma pesquisa de um jornalista, que vai entrevistando as pessoas e aí entram os contos. Contém as “Três Leis da Robótica”, enunciadas por Asimov e amplamente aceitas até por outros autores.
O livro é composto de 9 contos que, de forma sucessiva, discorrem sobre a evolução dos robôs através do tempo. A obra se inicia com o conto intitulado “Robbie”, um robô-babá incapaz de falar que é discriminado e repudiado pelas pessoas da Terra, culminando com a proibição do uso de robôs no planeta. “Eu, robô” culmina no último conto, no qual a Terra é governada pelo “Coordenador Mundial” Stephen Byerley (sob o qual pairam suspeitas de ser um robô) que administra a Terra através do uso de 4 “máquinas” que ditam o funcionamento da produção, consumo e emprego da mão-de-obra. 

Link.:  Eu robô

__________________________________________

O Médico e o Monstro é o nome de um livro de Robert Louis Stevenson publicado em 1886.
A obra foi, em seu tempo, considerado um excelente livro de horror e suspense, que marcaria profundamente seus leitores, pois mantém uma atmosfera assustadora durante todo o enredo, se tornando assim um clássico do mistério.
A história de Stevenson baseou-se na vida dupla de um habitante de Edimburgo, na Escócia, chamado William Brodie: de dia ele era um respeitado marceneiro; à noite, roubava as casas dos moradores da cidade.
A história se passa em Londres, no final do século XIX, centro urbano com quatro milhões de habitantes. Devido ao grande contraste econômico entre os industriais (cada vez mais ricos) e os miseráveis (cada vez com menos oportunidades de emprego e vida digna), Londres passou a ser palco de inúmeros crimes horríveis. Justamente por isso, em 1829, foi criada a Scotland Yard, que se tornaria mais tarde reconhecida por sua eficiência em resolver crimes e por tomar parte das inúmeras páginas das histórias policiais inglesas.
Foi esta a primeira obra a inserir a Scotland Yard no universo literário.

____________________________________________



A Odisséia é um livro escrito por Homero provavelmente do século VIII a.C., quando os gregos, depois de um longo período sem dispor de um sistema de escrita, adotaram o alfabeto fenício.
Odisséia, do grego Odysseía, significa “o regresso”. O título do poema provém do nome do protagonista, o grego Ulisses (Odisseu). Filho e sucessor de Laerte, rei de Ítaca e marido de Penélope, Ulisses é um dos heróis favoritos de Homero e já aparece na Ilíada como um homem perspicaz, bom conselheiro e bravo guerreiro. O mar também é um dos personagens centrais na obra.
Na Odisséia, Homero registra um dos primeiros relatos de viagem. Leva para o plano ficcional os limites, as fronteiras do mundo conhecido, fixando certas idéias dos gregos a respeito de além do “vinoso mar”.
A obra narra as viagens e aventuras de Ulisses em duas etapas:
- A primeira compreende os acontecimentos que, em nove episódios sucessivos, afastam o herói de casa, forçado pelas dificuldades criadas pelo deus Posêidon.
- A segunda consta de mais nove episódios, que descrevem sua volta ao lar sob a proteção da deusa Atena.
É também desenvolvido um tema secundário, o da vida na casa de Ulisses durante sua ausência, e o esforço da família para trazê-lo de volta a Ítaca.

Link.:  Odisséia 



Um comentário:

  1. prof qual é´mais legal e fantastico e aventureiro ROMEU E JULIETA ou AS VIAGENS DE GULLIVER ASS: kamila 6ºB

    ResponderExcluir