21/04/2012

Feudalismo: os francos




Iniciamos uma nova fase em nosso blog. A partir de agora trataremos do mundo que nasce após a queda do império romano do ocidente. Para melhor ilustrar esta transformação, iniciamos esta semana em sala de aula um trabalho a partir de um documentário a respeito da trajetória dos francos.
O reino franco tornou-se o mais importante dentre os muitos que existiram desde o final do império romano do ocidente. Sua trajetória pode ser melhor percebida a partir do governo de Clóvis, e o inicio da chamada dinastia Merovíngia. Sua politica foi caracterizada pela unificação das diversas tribos francas, em um processo de centralização. A aliança franca com o cristianismo também teve grande importância para o fortalecimento  do poder real e para sua politica de conquistas territoriais.
Como vocês bem sabem existe um trabalho para ser realizado com base nas nossas primeiras discussões a respeito do tema e na exibição do  documentário que a partir de agora encontra-se também a disposição no nosso blog. Reveja-o quantas vezes quiser e surgindo novas dúvidas procure esclarece-las em sala.












Segundo a lenda, o rei Meroveu tinha dois pais: o rei Clodion e uma estranha fera do mar ou um deus do mar (em latim "bistea neptunis", a fera de Netuno", também chamado de "Quinotauro")

Nenhum comentário:

Postar um comentário